quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Quem tem medo da democracia?

“Quem tem medo do lobo mau, do lobo mau?” cantam os Três Porquinhos da Disney num filme de 1933 (este ano representa também uma coincidência – mas já lá vamos). Apetece dedicar a música do filme ao Syriza, o partido de verdadeira esquerda que acaba de vencer as eleições no país-berço da democracia. O coro de ameaças e alarmismos da Europa austeritária (e autoritária) sobre o suposto perigo que um partido anti-troika consistiria se chegasse ao governo juntou todos os nomes habituais, como Merkel, Cameron e Hollande, a outros como Juncker – cuja própria posição de presidente da Comissão Europeia, o órgão que defende o interesse comunitário e assegura a igualdade de tratamento de todos os Estados, o aconselharia a evitar imiscuir-se na campanha eleitoral afirmando que “preferia ver caras conhecidas” no governo grego. “Cuidado com os extremismos”, disse o luxemburguês na Grécia apenas um mês antes do voto.

Só que, talvez ajudado por esses mesmos avisos, o lobo Syriza ganhou mesmo, finalmente. Escrevo “finalmente” por dois motivos: porque esta vitória é importante; e porque chega com grande atraso. Sobre o atraso, já falei várias vezes aqui – a crise “explodiu” em 2008 e a resposta europeia foi sempre a errada. A Grécia, em particular, foi escolhida para servir de exemplo – e é agora um símbolo doloroso do falhanço total das políticas autoderrotistas. Constituiu-se à pressa um sindicato de credores que exigiram condições humilhantes ao país, delineadas no famoso memorando de Maio de 2010 que ficará para sempre como um tratado de fantasia económica, um embuste épico que se travestia de “realista” e “responsável”. Prometia-se que, seguindo a receita “sem alternativa” de punições e cortes selvagens, a Grécia só sofreria uma ligeira contracção em 2011 para voltar ao crescimento já em 2012; e que o desemprego, sim, subiria até aos 15% em 2012 mas desceria rapidamente depois disso.

A realidade foi (é) inevitavelmente outra. A Grécia desceu ao Hades, numa depressão económica ao nível dos anos 30. Tal também se traduz em números, embora estes não cheguem para dimensionar o pesadelo: cinco anos de recessão em que o país perdeu um quarto da sua riqueza; 28% de taxa de desemprego, que chega a 60% no desemprego jovem; milhões de pessoas sem acesso a cuidados de saúde. A economia parou de cair, mas continua estagnada, e sem perspectivas de recuperação num futuro razoável. Ah, e a dívida tornou-se muito maior, naturalmente impagável.

Aquando da Grande Depressão, Roosevelt e Keynes iniciaram a recuperação ao fim de quatro anos – ou seja, no tal ano de 1933. Grosso modo, foi o mesmo tempo que Obama levou a lançar o seu programa de estímulos que faz com que os EUA já olhem a crise pelo retrovisor. Mas na Europa já passaram sete anos, e continuamos a cavar o buraco mais fundo. Independentemente dos méritos que o Syriza venha a ter enquanto governo – provavelmente poucos –, a vitória democrática (sublinhe-se) de uma solução alternativa e, isso sim, mais realista é importante pelo que pode vir a significar para o rumo económico de um continente que caminha para uma “década perdida”. Há muito que era necessário renovar o ar bafiento que se vive na nossa Europa; os gregos acabam de abrir uma janela, resta aos espanhóis e aos portugueses abrirem agora mais portas.

Sem comentários:

Enviar um comentário