terça-feira, 5 de maio de 2015

À picareta

O mundo é um lugar pouco recomendável. Frequentá-lo é fazer um verdadeiro percurso dos combatentes, e mesmo o simples facto de estar informado sobre ele requer grandes doses de relativismo e insensibilidade – sem estes seria difícil abrir um jornal a cada dia. Só que nem isso nos salva de ler sobre o Estado Islâmico e pasmar, em choque, enquanto os restos da nossa fé na espécie humana escorrem pelo cano de esgoto abaixo.

A barbárie que se desenrola nas áreas do Médio Oriente controladas pelo Estado Islâmico – grandes partes da Síria e do Iraque, a uma distância de não mais de 600 km de uma fronteira da União Europeia (em Chipre) – é indescritível, mas quotidiana. Jornalistas e turistas ocidentais são decepados e os vídeos difundidos para o mundo no Youtube; as violações de mulheres tornaram-se prática corrente de uma política de humilhação e limpeza étnica; minorias e opositores são discriminados, presos, ou feitos desaparecer. A loucura totalitária não tem freio, tal como nos momentos mais sinistros dos regimes nazis ou estalinistas.

É precisamente a estes regimes que o último vídeo atroz divulgado pelo EI, na quinta-feira, faz um piscar de olhos macabro. Nele vêem-se homens barbudos a usar armas rudimentares, martelos e picaretas, contra estátuas milenares provindas das mais antigas civilizações do planeta; em 1940, foi também com uma pequena picareta que Trotsky foi assassinado por ser o único opositor sério a Estaline, enquanto que poucos anos antes o regime nacional-socialista tinha queimado montanhas de livros e organizado as suas exposições de “arte degenerada” – condenando centenas de artistas e escritores ao suicídio, ao exílio ou à vergonha. E tal como acontece no EI, que contrabandeia a maioria das peças “não islâmicas” para se financiar, também os nazis confiscavam a arte que etiquetavam de degenerada e a vendiam em seguida por bom dinheiro.

A violência das ditaduras só pode sobreviver apagando a memória, destruindo a cultura, o saber e o conhecimento. É nesse contexto que é preciso ver o vídeo do ataque ao museu nacional de Mossul, cidade do norte do Iraque que envolve a bíblica Nínive – capital dos assírios, um povo que dominou a Mesopotâmia nos primórdios da civilização. Niníve foi a maior e mais magnífica cidade do seu tempo de apogeu, durante o século VII a.C., e os seus portões de entrada guardados por enormes touros com cabeça humana esculpidos na pedra estão famosamente reproduzidos no museu Britânico em Londres.

Os originais, esses, depois de quase três milénios a atravessar todo o tipo de guerras, acabam de ser esfarelados às mãos de vândalos armados de um martelo pneumático. As imagens são dolorosas de ver, não apenas por sentirmos que é parte da nossa memória colectiva que desaparece ali para todo o sempre, mas também pela ameaça evidente que estes bárbaros constituem para o nosso futuro se alguma vez se expandirem e prevalecerem. Como advertiu Heinrich Heine, autor alemão do século XIX cujos livros também foram queimados pelos nazis: “Ali onde os livros são queimados também se acabarão por queimar pessoas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário