terça-feira, 5 de maio de 2015

O americano tranquilo


James Robertson. Conhece o nome? Se tem passado algum tempo na internet, provavelmente sim. Mal foi publicado num pequeno jornal, o perfil do afro-americano de 56 anos tornou-se rapidamente viral, o que não admira, pois a sua história é cativante, extraordinária, inspiradora – e também arrepiante.

Robertson vive em Detroit e trabalha como operador de máquinas numa indústria de produção de moldes. O emprego permite-lhe arrecadar um salário de 10,55 dólares por hora (um pouco mais de 1500 euros por mês), ligeiramente acima do mínimo vital, mas insuficiente para comprar e manter um carro que substitua o que avariou há dez anos; o problema é que a fábrica fica em Rochester Hills, um enorme subúrbio, e só há autocarro nos primeiros 3 km do trajecto. O operário faz o resto a pé… e o resto são 33 quilómetros.

Por uma década – desde que o Honda Accord de 1988 exalou os últimos gases – James Robertson teve de caminhar, de segunda a sexta, cerca de 66 km (um total de seis horas num dia normal, sem a neve dos duros invernos ou a chuva torrencial dos verões da região). Ele próprio não parece ver nada de extraordinário no seu estoicismo, afirmando simplesmente: “Faço-o sem desculpas. Se queres algo, tens de ir e obtê-lo, e eu não me consigo imaginar sem trabalhar”. Nunca faltou um dia, nunca chegou atrasado, é tido em alta consideração pelos colegas como alguém sempre pronto a ajudar e de bom humor – apesar de só ter tempo para dormir duas horas por noite. “Durmo muito aos fins-de-semana”, acrescenta o homem com um sorriso. Falta acrescentar que o seu percurso o obriga a passar à 1 da manhã por 8 Mile, uma das zonas mais perigosas da cidade mais violenta dos EUA.

Ao ler a sua história, um estudante universitário criou um site de doações para ajudar Robertson a comprar um carro. O objectivo era atingir 5 000 dólares, mas hoje, passadas duas semanas, já está nos 320 000 dólares doados por mais de 11 mil corações generosos. Sempre dará para um carro espaçoso.

O mundo precisa de mais James Robertson. Mas este não é apenas um conto sobre grandes qualidades humanas e com um final feliz; põe também a nu os gritantes desequilíbrios dos sistemas sobre os quais baseamos as nossas sociedades actuais e que, sem reformas, acabarão por ser a nossa perdição. Detroit é (mais) uma cidade em decadência acelerada, com administração judicial devido a bancarrota e problemas endémicos de crime, desemprego (25% da população activa) e ausência de infraestruturas vitais – como transportes públicos. Apenas 22% dos empregos da cidade são atingíveis em 90 minutos ou menos. É cada vez mais árduo obter e manter trabalho; a taxa de população activa continua a diminuir paulatinamente no mundo ocidental, enquanto o desemprego cresce.

Ultrapassar tudo isto, como faz este homem fora do comum, significa amiúde trabalhar por salários de subsistência perpétua, sem perspectivas, sem recompensa por uma vida de profissionalismo e dedicação. Robertson pode mesmo dar-se por feliz por a sua fábrica ainda não se ter deslocalizado para um país longínquo onde o salário seja de 5 dólares por hora; seria um pouco mais difícil lá chegar a nado. Entretanto, 1% da população mundial detém quase metade da riqueza do planeta. Só não sabemos se este mundo tão injusto poderá aguentar-se por muito tempo.


Sem comentários:

Enviar um comentário