terça-feira, 8 de março de 2016

1916


Henry Ford, o homem que com métodos implacáveis ajudou a massificar o automóvel, via-se a si próprio como o protótipo do “Homem Novo” que iria ajudar a Humanidade a cortar com o passado e evoluir desenfreadamente. Nesse contexto, Ford afirmou, peremptório: “a História não passa de uma grande treta”. O industrial americano também famigerado pelo seu anti-semitismo viria mais tarde a tentar desculpar-se por estas palavras. O curioso é que a frase foi proferida exactamente há um século, em 1916 – um ano significativo como poucos, cheio de eventos desastrosos cujas consequências perduram até aos nossos dias.

O mundo tinha enlouquecido. A Grande Guerra tinha começado por disputas orgulhosas entre cabeças coroadas que, embora de impérios diferentes, pertenciam à mesma família (a excepção é o presidente francês Poincaré, talvez o principal instigador do início da catástrofe); os soldados mobilizados naquele outono de 1914 acreditavam jovialmente já poder vir passar aquele Natal a casa. Na verdade, milhões não passaram mais nenhum Natal na Terra, e em 1916 a guerra tinha mudado de natureza. A ideia de que a dinâmica ofensiva e a estratégia no terreno eram suficientes para derrotar defesas entricheiradas e equipadas com armas modernas estava, também ela, a morrer; no seu lugar tinha nascido, dos dois lados da barricada, uma convicção fatalista que a guerra era interminável, inútil e impossível de ser ganha, tendo-se transformado numa máquina trituradora cujo único propósito seria o de devorar carne para canhão.

Duas batalhas contribuíram decisivamente para se chegar a este ponto, batalhas cujos nomes viverão para sempre como sinónimos de infâmia: Verdun e Somme. Ambas se desenrolaram em 1916. Verdun foi, muito simplesmente, a batalha mais longa da História da Humanidade, 10 longos meses de Fevereiro a Dezembro que provocaram a morte de 700 000 franceses e alemães e traumas para a vida em muitos mais, 10 meses em que a aldeia de Fleury mudou de bandeira por 16 vezes, 10 meses após os quais os dois campos ocupavam exactamente as mesmas posições em que começaram. No Somme, a 1 de Julho, os britânicos sofreram o pior dia de sempre do seu exército (57 000 perdas, homens enviados com uma espingarda e um cantil contra uma impressionante barreira de canhões alemães) e a carnificina continuou por meses até tomar 1,5 milhões de vidas, vindas de todo o mundo para lutar pelo seu imperador e conquistar, no total, uns meros 9 km de terreno.


A combinação de lama, canhões, futilidade e mortes em massa fez mover para sempre as placas tectónicas de um mundo que não parou de acelerar desde então. Na frente leste, o império Austro-Húngaro desfazia-se aos poucos dando origem a um novo fenómeno que não parou de criar instabilidade desde então: o nacionalismo. Entretanto, a Alemanha, desejosa de se desfazer do czar russo e livrar-se assim de um inimigo, começa a apoiar um jovem revolucionário a preparar a sua tomada do poder: o seu nome era Lenine, e o mundo não mais será o mesmo.

Sem o saberem, as grandes potências europeias, ou seja a própria Europa enquanto centro do mundo, vivem em 1916 o seu último ano de uma supremacia global que se tinha iniciado com os Descobrimentos. Nesse ano a Irlanda revolta-se pela primeira vez, marcando o início do declínio de um império, o Britânico, onde “o sol nunca se punha”; será uma jovem nação ambiciosa, os Estados Unidos, a desequilibrar a balança da guerra e tomar o seu lugar, tornando-se o polícia do mundo. Mas a Europa não sairá de cena sem o seu canto do cisne: um diplomata britânico e um francês, o sr. Sykes e o sr. Picot, assinam um tratado que divide abruptamente o Médio Oriente em zonas de influência dos seus países. A divisão é feita em linhas rectas, sem olhar a povos, culturas ou religiões, criando um barril de pólvora permanente. Hoje, 100 anos depois, o Estado Islâmico desenvolve-se precisamente numa dessas fronteiras artificiais, entre a Síria francófona e o Iraque anglófono.

De 1916 a 2016, em linha recta.

Sem comentários:

Enviar um comentário